Edit Content

Consultório

Clínica EVCITI

Av. Nove de Julho, 3755, Jardim Paulista – São Paulo – CEP: 01407-100

CONTATO

Março Verde – mês da conscientização da neuromielite óptica

Blog

Todo mês de março, a comunidade médica, pacientes, familiares e defensores se unem pelo Março Verde, um período dedicado à conscientização sobre a Neuromielite Óptica (NMO). Este é um momento importante para educar o público em geral sobre esta condição neurológica rara e muitas vezes mal compreendida.

A Neuromielite Óptica é uma doença autoimune que afeta o sistema nervoso central, incluindo a medula espinhal e o cérebro. Ela é caracterizada por ataques inflamatórios que causam danos primários a um tipo de célula do sistema nervoso chamada de astrócito, célula que compõe o que chamamos de barreira hematoencefálica, ou seja, uma estrutura que separa a corrente sanguínea do tecido cerebral e que controla a passagem de substâncias para dentro e para fora do sistema nervoso. Secundariamente, pode haver danos à mielina, estrutura que envolve nossos neurônios, e até aos nossos próprios neurônios. 

A Neuromielite óptica está principalmente relacionada a um anticorpo chamado de anti-aquaporina 4, uma substância produzida por nossos linfócitos do sistema imunológico e que tem importante papel em desencadear a doença. Existe outro anticorpo que pode levar a sintomas semelhantes aos da NMO, como o anticorpo anti-MOG (Glicoproteína da mielina do oligodendrócito) e a condição ainda pode ser causada sem que um anticorpo específico esteja associado.

 Os principais quadros clínicos são:

Neurite óptica: perda ou embaçamento da da visão, alteração de cores, dor no globo ocular, dor para movimentar os olhos

Mielite: fraqueza muscular, dormência, formigamento, problemas de equilíbrio e controle da bexiga e intestino

Área postrema: Náuseas, vômitos e soluços persistentes que podem durar dias até semanas

Tronco cerebral: Desequilíbrio e incoordenação, vertigem, fraqueza, dormência, visão dupla

Diencéfalo: Alterações de sono, como narcolepsia com hipersonia e sonolência excessiva

Síndrome cerebral: Fraqueza muscular, dormência, dificuldade na fala

Durante o Março Verde, o objetivo é aumentar a conscientização sobre os sintomas da NMO, promover a importância do diagnóstico precoce e destacar os avanços no tratamento e na pesquisa. Ao oferecer informações precisas e recursos educacionais, o Março Verde capacita pacientes, cuidadores e profissionais de saúde a melhor compreender e gerenciar esta condição. Também reconhecemos a necessidade contínua de pesquisa e desenvolvimento de novas terapias para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. 

Sabemos que a neuromielite óptica, embora seja uma condição grave, conta atualmente com o desenvolvimento de diferentes terapias imunomoduladoras e imunossupressoras. Esses medicamentos têm se mostrado eficazes no controle da doença, levando a uma redução na frequência e gravidade dos surtos. Além disso, muitos pacientes experimentam uma estabilização e até mesmo uma melhoria dos sintomas.

Portanto, é importante nos juntarmos à causa, vestirmos a camisa e ajudarmos a espalhar a conscientização sobre a Neuromielite Óptica. 

Acompanhe mais sobre o Grupo de Neuroimunologia do Hospital das Clínicas da FMUSP no instagram @neuroimuno.hcfmusp.